Tempos incomuns. Alguns princípios como a valorização do humano de cada indivíduo, estão esquecidos. As pessoas não se interessam em saber como os demais se sentem.
Precisamos valorizar e cuidar de nós mesmos. Não apenas fisicamente, mas mental, cultural, profissional e socialmente. Isso foi estudado anteriormente por Maslow, psicólogo americano que trazia informações sobre a motivação humana em degraus, chamada Hierarquia das necessidades. Nesta pirâmide, ele aponta as realizações do ser humano de forma individual e depois coletiva. Buscava compreender aquilo que faz o individuo caminhar: seus interesses, paixões, sua cólera, enfim, aquilo que o faz ir adiante.
Descobriu então que o homem pode ser visto como um conjunto de necessidades e desejos. Percebeu que isso não era simples e envolvia alguns fatores:

Pirâmide das Necessidades

Primeiro degrau: Necessidades Fisiológicas – O homem deveria conseguir suprir suas necessidades básicas como comer, beber, descansar, abrigar-se.
Segundo degrau: Segurança – financeira, profissional, abrigo, relacionamentos.
Terceiro degrau: Aceitação – fazer parte de grupos sociais como igrejas, clubes, times, associações.
Quarto degrau: Auto Estima – envolve o reconhecimento, seja por si ou pelos outros, por meio do trabalho, das atividades, do profissional, do cultural, etc.
Quinto degrau: Auto Realização – aquilo que é feito para satisfação própria, como autonomia, independência e  autocontrole.
Outros autores incluem mais dois degraus nesta pirâmide: A necessidade de conhecer e entender e a necessidade de satisfação estática.
A primeira diz respeito ao interesse do homem pelo conhecimento, pela informação e pelo saber. Isso deve ser uma constante em nossas vidas.
E a última, é vista como a necessidade que o ser humano tem de se sentir belo ou de ter o belo.

Entretanto, pode-se dizer que as pessoas não são todas iguais, podem começar ou terminar por níveis diferentes.
Maslow afirma que quanto mais forte sua necessidade, maior sua motivação e que, o próximo degrau só será alcançado por meio da conclusão do nível atual.
Contudo, as únicas necessidades reais do ser humano são as fisiológicas. As demais são todas resultantes de implicações ou transformações sociais e culturais.
Todas essas informações são resultantes de estudos sobre motivação, Teoria comportamental.
Isso tudo pode influenciar o ambiente.

Cuide-se!

Valorize-se!

Estude e acompanhe as novidades do mercado!

E lembre-se: Desista de desistir!!!

 

 

Aline Cristina de Souza Lourenço

Neuropsicopedagoga

Especialista em Docência no Ensino Superior

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira

Administradora de Empresas

aline@aprendaconosco.com.br

Tags:

Os comentários estão fechados.